Manutenção e Tratamentos em Piscinas

 A manutenção e tratamentos numa piscina são essenciais principalmente para a saúde dos utilizadores.

O arranque da piscina deverá ser efetuado no início da Primavera, de forma a assegurar-se de que todo o equipamento está operacional e a água ainda cristalina devido à baixa temperatura e invernação.

PH da água

PH = Potencial Hidrogénio. A sua análise é de extrema importância, pois através desta, permite ter conhecimento sobre o estado da água, que pode variar entre ácida, neutra ou básica. Os valores variam entre 0 e 14 e é através desta taxa que determinamos o seu estado:

Ácida valores inferior a 7
Neutra valores iguais a 7
Básica valores superiores a 7

O Ph ideal deverá encontrar-se entre 7.2 e 7.6.

Caso o resultado da análise apresente um valor inferior a 7.2 deverá acrescentar ph+, Se os resultados demonstrarem valores superiores a 7.6, deverá acrescentar ph -.

A regulação e equilíbrio destes valores é extremamente importante, uma vez que desregulados, a água pode tornar-se corrosiva, irritante e pode diminuir na ação dos produtos de desinfeção.

Medir o pH pelo menos 1 vez por semana.

Caso adicione água à piscina efetue uma nova medição do nível de pH.


Cloro

A água pode aparentar estar limpa e cristalina, no entanto é necessário efetuar uma frequente desinfeção de forma a evitar o aparecimento de bactérias e vírus, que são nocivos para a saúde dos banhistas.

As bactérias normalmente são trazidas para a piscina através das chuvas que transportam a poluição do meio ambiente, além das poeiras, insetos e folhas. O cloro é medido em miligramas por litro e o seu nível deverá manter-se entre 0,5 e 2 mg/l.

O cloro mantém a sua piscina limpa e com água de cor cristalina. A sua função é destruir microrganismos como bactérias, fungos, etc…

Deve controlar o nível de cloro pelo menos 1 vez por semana no Verão, através de um Teste Kit PH-Cl

Duplicar a dose de cloro caso tenha chovido em abundância ou se a piscina foi recentemente usada por muita gente..

Tenha cuidado ao introduzir o cloro na piscina pois se este cair em cima da sua roupa irá deixar uma mancha branca ou de cor rosada. Use roupa de trabalho, caso o cloro entre em contacto com a roupa verta um pouco de álcool em cima do local de contacto de forma imediata.

Não deite as pastilhas de cloro diretamente na piscina pois se forem demasiado grandes podem danificar a pintura da piscina e deixar algumas manchas brancas.

Algas

Devido a diversos fatores, como a frequente precipitação de águas ricas em sais minerais, podem surgir na água microrganismos que sobrevivem na água e tornam a água esverdeada e consequentemente turva.

Nestes casos é necessária a intervenção de um anti algas, que eliminará estes microrganismos.

Quanto mais tempo tardar o tratamento mais difícil será a eliminação das algas.

Adicionar uma dose apropriada de anti algas para manter a cor e limpeza da água.

Adicionar anti algas cada vez que mude a água da sua piscina, uma vez que a água nova é mais propícia a desenvolver algas na piscina.



Floculante

A água das piscinas por vezes fica com cor turva devido a algas, sujidade, sais, etc… estas partículas são de tamanho muito reduzido, não sendo retidas pela depuradora.

Para a eliminação deste tipo de partículas existe um produto chamado floculante. A sua função é aumentar o tamanho dessas partículas em suspensão e provocar a sua deposição no fundo da piscina, tornando então possível a sua remoção com um limpa-fundos.

Quando adicione floculante, não permita banhos até a remoção das partículas com o limpa-fundos. O floculante (Sulfato de Alumínio) não é tóxico, mas aconselhamos evitar o contacto com o produto.

Filtragem em Piscinas

A bomba permite a circulação da água em todo o circuito, ou seja através do acionamento dos mecanismos necessários, a água pode ser escoada através do ralo fundo, skimmer ou tomada de aspiração e devidamente canalizada para o filtro de modo a ser limpa e novamente enviada para o tanque da piscina, ou então para o esgoto.

Como regra geral deve deixar a bomba em funcionamento todos os dias nas temporadas de banhos desde as 10 da manhã até ao entardecer.

Caso esteja corrigindo algum tipo de problema com algas ou água turva deixe a bomba em funcionamento também no período noturno.

Realize SEMPRE as manobras de abertura e fecho das válvulas com a bomba parada, procedendo de igual forma para a mudança de posição da bomba seletora.

Limpe os filtros de areia 1 ou 2 vezes por semana.

Quando a pressão do filtro atingir o valor de 1,3 Kg./cm² significa que chegou a hora de uma lavagem. Com uma lavagem contracorrente consegue-se inverter o sentido de circulação permitindo a expulsão das partículas filtradas.

Não esquecer a limpeza do pré-filtro.

A areia do filtro deve ser mudada a cada período de 3/4 anos, dependendo do uso do filtro.

Comentários

Mensagens populares