Porque Devemos Ter Sempre Uma Despensa Ou Armazenamento de Comida
Quando começou a Epidemia as pessoas começaram a entrar em pânico e compravam os mais absurdos produtos (como papel higiénico) em vez de comprarem o que necessitavam mesmo, com calma.
Antigamente( e eu fui criada dessa forma), os nossos antepassados, compravam ou produziam alimentos, que armazenavam, para dias mais difíceis, ou estações que não se produzia grande coisa, armazenando alimentos em despensas ou em caves, locais mais frescos( onde os alimentos se conservavam por muito tempo, ás vezes anos, sem se estragarem). Eu lembro que minha mãe guardava alimentos na pequena despensa e na arca( vivíamos num andar) e por isso, não precisava de todos os dias ou todas as semanas ir fazer compras.
Na pequena despensa, guardava( além de papel higiénico...) massas, feijão, bebidas, peixes e carne em conserva, além de certos vegetais em conserva também. Na arca, no geral, além de vegetais congelados, peixe e carne, ela conservava o arroz (para não criar bicho, dizia.) Guardava tudo isto, porque nunca tinha aprendido a cultivar vegetais e legumes em vasos e nós tínhamos 2 varandas enormes que produziriam bastante, se fosse o caso.
Os meus avós maternos, já produziam vegetais e legumes na horta (além dos pomares e oliveiras, para o azeite e azeitona.) para o ano todo. Conservavam estes em locais frescos e davam para toda a família, que era enorme.
Assim posso dizer que fui criada nesta forma de conservar e pensar nos dias difíceis do futuro e fui aprendendo em livros ou mais tarde pela Internet a conservar mais alimentos e produzir vegetais e legumes de outras formas, que não a tradicional...ou seja na terra e cavar tudo até estoirar o corpo de cansaço.
Hoje em dia, tenho 3 zonas de pomar( com diversas frutas),horta e 2 estufas. Uma mais pequena, que chamo de Berçário e Hospital de Sementes e plantas e a outra bem maior, onde eu cultivo vegetais todo o ano. Por exemplo, estamos em Abril, e eu já estou a comer boas saladas, tomate, espinafres, acelgas, fazer Pesto Italiano, com Manjericão...quando se cultivasse normalmente, só produziria mais perto do Verão, a partir de Junho, por exemplo.
Devo dizer que as 2 Estufas não foram baratas, mas digamos foram um investimento para o futuro.
Para além de isto tudo, tenho na cave da casa, um local onde fiz armazenamento de tudo um pouco, para mais de um ano, desde alimentos, água, bebidas e produtos de limpeza( incluindo o papel higiénico...).
Além disso, mantenho alguns medicamentos essenciais no armário da minha casa de banho principal, bem conservados.
Assim qual a importância de armazenar e produzir alimentos? Enorme, porque eu por exemplo, fazer compras para "o mês" vou de 2 em 2 meses. Quando precisava de frutas e vegetais, quando não tinha, ia, de 15 em 15 dias mais ou menos, comprar esses e outros poucos alimentos, que faltava na despensa.
Portanto, quando, chegou a epidemia, não tive quaisquer problemas, de qualquer género e mantive-me calma e sem preocupações. Agora com este problema entre a Ucrânia e a Rússia, no futuro iremos ter mais problemas, não só em combustíveis e aquecimento, como estamos a verificar, mas também em alimentos, já que a Ucrânia era um dos (se não o maior) produtor de alimentos, como os cereais, vegetais, girassol para os óleos, etc. Isso fará que além dos produtos aumentarem de preço, começarão a escassear nas prateleiras das lojas, já que durante alguns anos, com tudo que têm destruído( e o não acabar desta situação) eles não poderão produzir tão cedo como desejado.
Resumindo, para a nossa sobrevivência ou mesmo calma em situações difíceis, devemos aprender a produzir , conservar e manter qualquer alimento, para algum tempo, se possível, pelo menos um ano, nas nossas casas. Isso se chama de Prepper ou seja Preparados para tudo.
Á alguns anos atrás, a maioria das pessoas, quando dizíamos que eramos Preper, achavam-nos doidos varridos, já que tudo que se queria existia nas lojas e o nosso sistema favorece o consumismo, para que eles possam ganhar mais e mais dinheiro...vemos na publicidade em todo o lado, que quase empurram as pessoas a comprar carros, alimentos, brinquedos, produtos de beleza....etc. Quando nós devemos perceber que nada disso é importante e devemos ter o que é importante para nós vivermos, sem problemas ou ansiedade.
Sim, até mesmo produtos de beleza ou medicamentos, podemos fazer em casa, talvez, até com melhores resultados, como os nossos avós faziam e tentavam nos ensinar e nós nem nos importávamos e até nos riamos das diversas "mesinhas" que faziam...até mesmo o café?! Eles diziam não pisem o chão que vos alimenta... E é verdade, muitas das tais "ervas daninhas", que são arrancadas dos campos, são medicinais ou alimento e muito desse saber se perdeu...
Felizmente, hoje em dia já começa a haver um busca desse antigo saber para ervas medicinais e alimentos, em tempo de necessidade. Falo por mim, que estou a tentar preservar um pouco desse saber antigo, agora e para o futuro.
E é assim, espero que este meu apontamento vos tenha ajudado ou animado de alguma forma e que mesmo por curiosidade façam uma busca na Internet, como cultivar, preservar alimentos, ervas medicinais...Enfim, de tudo o que é necessário em tempos difíceis para que estejam calmos e seguros.
Obrigada pela visita e subscrevam o Blog, para que não percam artigos sobre este tipo de asssuntos ou outros que postarei em breve. A todos tenham uma Boa Tarde e sejam Felizes.
Comentários
Enviar um comentário